Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fim dos estudos e chegada a prova

Amanhã começa os dois dias de prova mais esperado desde que entrei na graduação. Muitos dos meus colegas e meus amigos sabem que eu sempre tive o desejo de fazer uma boa graduação e um bom mestrado, não só pelo conhecimento, mas pelas recompensas que isto pode trazer também.

Fiz uma preparação razoável nos períodos anteriores a prova da ANPEC, o planejado foi estudar 6 meses para prova, mas por diversos problemas sobraram 3 meses... Mas isto não foi ruim porque o tempo que eu preparei foi integral (todos dias da semana) e também não posso esquecer que uma boa preparação começa já na graduação, coisa que eu fiz bem (meus resultados em provas anteriores foram bons).

O período de estudos para o exame da ANPEC é muito puxado, algumas coisas não dá tempo de ver durante a graduação ou não foi dada a devida importância e a parte de Estatística e Matemática (na verdade Cálculo) foi preciso uma dedicação maior que as outras. Por ter sido nos primeiros períodos onde não se puxa tanto o nível dos alunos, acho que ficou um pouco a desejar...

A parte boa é que Econometria, Macroeconomia e principalmente Microeconomia deu para pegar rápido. Até estou com certo medo de Micro porque fui muito acima do "normal" de uma nota da ANPEC, mas o principal deste período de estudos é poder rever tudo que você estudou num nível mais alto e perceber que é possível sim ser (não só estar) um dos melhores.

Foi uma experiência para lá de estressante, mas valeu a pena. Pude finalmente notar relações importantes entre a Álgebra Linear e Geometria Analítica com os pressupostos da Econometria (coisa que boiei numa aula do Salvato); aprender o que é inferência estatística de verdade; ver que estudando a macro por inteira fica muito mais legal, apesar de que parece ser tudo possível dentro dela devido a um monte de corrente que interpreta uma situação ao seu modo e sentir que a micro é muito fácil...

Foi o período de maior dedicação que eu tive para um exame, superando finalmente meu 3° período. Consegui chegar num nível muito bom nestes dias de estudos e agora é "partir para dentro" desta prova e conseguir uma classificação que me faça passar num centro que eu olhe para trás e ache esta prova relativamente fácil (pode parecer masoquismo mais não é hehe).

Nenhum comentário: