Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O ano de 2010

O ano de 2010 já está terminando e vai deixar muitas lições em minha vida. Foi um ano atípico em toda a sua extensão, com muitas decisões em jogo e exercendo uma pressão que insistia em não terminar.

Para começar, era o ano em que eu ia formar. Estava tudo muito bem, tinha somente uma matéria a fazer e nem dependia dela para formar e a monografia da qual eu precisava ser aprovado. Acabei escolhendo um tema bastante antigo e ao mesmo tempo com enfoque regional, a desativação da E. F. Bahia-Minas. O projeto foi complicado de fazer porque faltava alguma literatura específica que estimasse os benefícios advindos da ferrovia, até que deu tempo de achar uma boa forma de testar a viabilidade dos trilhos de ferro na região do qual ela servia.

Passei bem por esta etapa que na verdade ocorreu no ano de 2009 e em 2010 era colher a amostra e estimar uma razão custo-benefício das atividades da companhia de estrada de ferro na região. Até aí tudo bem, mas estava muito difícil conseguir os dados e fiquei numa insistência idiota de não mudar o tema. 

Não estava conseguindo obter sucesso e todo dia saía a pesquisar por uma saída para este problema. Estava perto de entregar a monografia e nada de conseguir os dados e para o meu desespero, descobri que não ia conseguir os dados porque simplesmente eles não existem. Tive que fazer o melhor com o que eu tinha de dados, mas confesso que não fiquei lá muito contente com o resulto... No fim minha monografia foi aprovada com algumas pequenas ressalvas na parte escrita, mas estava livre e era questão de momento para me tornar enfim Economista.

Veio a formatura que foi sem dúvida a melhor parte do ano. Estar formando numa faculdade de elite, não só pela classe de renda, mas pela superioridade em ensinar a Ciência Econômica foi maravilhoso e senti muito orgulho de mim mesmo de poder estar fazendo parte daquilo. Era um sonho que parecia distante e que em questão de horas estava se realizando. Foi um esforço de muitos anos que valeram à pena e fiquei muito satisfeito com a minha caminhada e contente com a turma que eu formei e o reconhecimento de vários colegas. Se pudesse voltar no tempo, faria tudo outra vez...

Neste meio tempo entre a monografia e a formatura tinha que estudar para o exame mais temido entre os estudantes de Economia no tempo de graduação, a temida prova da ANPEC (Associação Nacional de Pós-graduação em Economia. Devido as complicações que eu tive com a minha monografia eu tive a metade do tempo que eu planejara estudar e passar nos melhores centros de pós-graduação em Ciências Econômicas.

Foi um período muito difícil o que eu passei estudando para o exame do mestrado. Tinha pouco tempo e muita coisa para estudar e para tentar compensar, passava praticamente o dia todo que eu conseguia ficar acordado numa biblioteca que para minha sorte funcionava por 24 horas (inclusive domingos e feriados). Fiquei 3 meses por conta de estudar para esta prova (tirando a parada para a formatura) e praticamente havia perdido o direito a minha liberdade. Ficava preso numa coisa só...

Veio a prova e pequei no nervosismo pré-prova. Ficava acordado até muito tarde dando aquela revisada e conversava com os meus colegas de cursinho sobre o que poderia pedir para fazer na prova e por causa disso perdia sono e não me mantinha relaxado na hora de fazer a prova. Para minha felicidade (mas não completa), até que eu não fui mal na prova e deu para conseguir uma classificação honrosa pra mim. Acabei desistindo do projeto de ir para a cidade de São Paulo e Rio de Janeiro (este não consegui passar) e decidi ir estudar no sul do país por acreditar que por lá ter melhores condições de vida, vai me proporcionar uma tranquilidade melhor para estudar e desenvolver o meu potencial.

No fim tudo deu certo com linhas tortas. Alcançara todos os meus objetivos, apesar de não ter sido da forma como eu planejava e queria. Apesar disso, era Economista e estava aprovado para cursar o mestrado acadêmico em 2011 com bolsa de estudos e tudo mais.

No plano pessoal foi um ano de muitas coisas boas e ruins e com reviravoltas acontecendo a todo o momento. Minha vida pessoal oscilou bastante, mas apesar de tudo eu saí mais fortalecido disso tudo e uma pessoa mais madura e menos insegura. Conquistei muitas coisas boas e as coisas ruins não me abateram muito e sei que neste ano de 2011 terei muita coisa nova, começando pela mudança total de lugar e cultura.

Ter este blog também me ajudou muito a ser um pouco mais calmo e pensar mais no modo de fazer as coisas, além de treinar um pouco a minha escrita que continua muito amadora. Agradeço a todas as conquistas que aconteceram em 2010 e espero que em 2011 aconteçam muito mais! ;-) 

Nenhum comentário: