Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

domingo, 26 de junho de 2011

Fim do primeiro trimestre letivo no mestrado

Como coloquei em outro post, dia 10 de junho encerrou-se o primeiro trimestre de estudos no mestrado em economia aplicada e este post será mais sobre minhas impressões e julgamentos das matérias cursadas.

Das disciplinas que tive pude tirar coisas muito boas. Teoria Microeconômica 1 foi a mais legal de todas e o nosso professor deu o conteúdo de forma muito interessante e a turma foi unânime em aprovar como a melhor disciplina do trimestre. 

Estudamos a parte da teoria do consumidor, teoria da firma e equilíbrio geral e pude aprender muitas coisas legais, principalmente a parte da teoria do consumidor e equilíbrio geral que foi mais enfatizado pelo nosso professor. O professor sempre usava exemplos desde problemas comuns que enfrentamos no dia-a-dia a exemplos mais complexos envolvendo toda a sociedade, embora ela não soubesse disso. Demos boas risadas em alguns exemplos e aprendemos como o bom entendimento da teoria econômica pode ser importante em outros exemplos. 

Economia Matemática 1 não foi tão bem aproveitada. A primeira parte era chata e em minha opinião desnecessária e não me sentia saindo das aulas aprendendo o conteúdo da matéria. Tive que dedicar muito tempo extra nesta disciplina e como ele foi curto devido à fase de adaptação. Não pude extrair um conhecimento que eu julgaria desejado para esta disciplina, mas sei que há uma parcela boa que pertence a mim. No mestrado o aprendizado tem que ser muito mais fora do que dentro de sala de aula.   

A outra disciplina que tive neste trimestre foi de Estatística. O conteúdo foi de Probabilidade e Inferência. Esta foi a disciplina que escolhi fazer no primeiro período letivo, mesmo sabendo que ela era a eletiva mais puxada para escolher. Dentro das disciplinas que tinha eu achei que seria a mais legal a se fazer porque gosto bastante da área estatística, principalmente a parte de Inferência. O lado negativo a meu ver foi que gastamos tempo demais em Probabilidade e ficamos com uns 80% do tempo neste tópico. 

Óbvio que aprendi bastante, mas acharia mais legal ter um tempo dedicado a Inferência maior, afinal esta é a parte que nós economistas mais lidamos. No geral aproveitei bem a disciplina e também gostei bastante da didática do nosso professor, apesar de ter deixado Simulação de Monte Carlo e Bootstrap. Uma boa parte do pessoal sentiu falta desta parte, mas acho que veremos no decorrer do curso (o primeiro método eu sei que vai). 

Ainda não saíram as notas e não sei como ficaram meus conceitos nestas disciplinas, mas também não sou muito de correlacionar notas com aprendizado, pois ao longo de todo o meu tempo de estudo já tive disciplinas que passei com 70 e poucos e aprendi bastante e outras que mesmo na casa dos 90 não me serviram muito bem. Correlação forte eu sei que há, mas não perfeita e como sei bem dos meus conceitos de estatísticas, uma prova é uma amostra dos seus conhecimentos, dado que é impossível ao professor conhecer a população. 

Julgo ter sido bom o meu aproveitamento porque acumulei muita coisa boa no período, mas sei que tenho espaço para melhorar muito ainda. Foi com meus colegas disseram, não dá para acertar tudo na primeira vez e com tempo a gente vai descobrindo as melhores estratégias de estudo ao longo do mestrado e os erros são comuns no início. 

Agora é repor as energias neste curto intervalo de nove dias (apesar de achar que o pessoal vai emendar o feriado de Corpus Christi) para voltar renovado e aprender muito mais no próximo trimestre. Este tem tudo para ser melhor afinal finalmente vai começar a parte que eu mais gosto na teoria econômica, a Econometria.

Nenhum comentário: