Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

domingo, 26 de junho de 2011

Primeiros três meses em Porto Alegre

Na última semana findou-se meu primeiro trimestre de estudos no mestrado de Economia Aplicada da UFRGS. Foi um período muito apertado e bem mais puxado do que é a graduação. Cada aula vem com conteúdo de 1 mês e sem dedicação integral é impossível ter um bom aproveitamento das disciplinas.

Quando alguém muda de cidade (principalmente de estado), é como se sua vida recomeçasse. Tudo muda, tudo é diferente do que foi antes e custoso se adequar novamente a essa nova vida. Minha mudança de Belo Horizonte para Porto Alegre foi difícil, saiu sem um planejamento adequado e sofri muito por isso. Ainda mais sem qualquer tipo de referência...

Minha nova cidade em si, não parecia ter uma forma tão diferente da minha antiga cidade e em muitos sentidos este fato se verificou. Apesar de ser uma das grandes capitais, Porto Alegre é uma cidade tranqüila para morar e com muitas opções baratas de lazer, assim como Belo Horizonte.

A diferença que eu mais senti foi em relação à moradia. Os prédios de Porto Alegres são em geral muito pequenos em relação à Belo Horizonte e as ofertas de novas vagas são bastante inelásticas. Estas dificuldades atrapalham muito a vida de um estudante que precisa e muito concentrar-se nos estudos.

Este foi o balanço negativo desta vinda para o Sul do país, mas creio que mesmo estes percalços foram positivos. Afinal é com eles que se aprende...

O lado prá lá de positivo foi a atmosfera encontrada em terras gaúchas. Sempre tive a curiosidade saber como seria morar no sul do país, especialmente na cidade de Porto Alegre. Acho a cultura e os valores deste lugar muito bonitos, assim como no meu estado. O que pegava era esse bairrismo que muitos diziam existir no estado do Rio Grande do Sul. Seria verdade?

A resposta veio aos poucos e pude perceber que grande parte do que diziam era pura mentira. No geral as pessoas recebem bem as pessoas de outros estados e o tal orgulho gaúcho não é tão diferente do orgulho mineiro, paulista, carioca, nordestino e outros mais. Alguns são exagerados chegando a ser mal educados, mas este tipo tem em todo lugar... 

Minha turma do mestrado é bastante boa. Tem bastante gaúcho (sete), uma mineirada boa (quatro), dois paulistas, um carioca e um peruano. Como a turma é pequena, a comunicação foi bem mais fácil desde o início. Minha turma é bem inteligente, irreverente e fazemos piadinhas das mais diversas situações que nos encontramos: desde a fase sofrida antes das provas, a dotação de belas garotas que não seja no nosso curso, nossas raríssimas, porém divertidíssimas saídas para descontrair, como deve ser uma turma de Economia em qualquer lugar.

A UFRGS tem no geral uma estrutura até boa, mas como toda instituição pública tem seus problemas de difícil solução... É preferível não expor, já que são as demandas são minhas. 

A vida agora é bem melhor do que antes, tenho bolsa de estudos que me dá a oportunidade de comprar bons livros, materiais escolares, alimentar bem, morar razoavelmente e ainda sobra para eu gastar como eu bem quiser (nada melhor do que isso para maximizar a satisfação de um consumidor).

Este é um pouquinho do que se passou nesses três meses de vida nas terras gélidas do sul (um leve tom de exagero hehe). Acho que tenho muito que aprender, desconheço muitas coisas dentro da própria Porto Alegre em razão da rotina de estudos, mas espero em breve estar conhecendo bem o lugar onde vivo atualmente e visitar em breve as cidades do estado e fazer minhas primeiras viagens internacionais pelo menos para o Uruguai e a Argentina. Em breve novas experiências! :-)

Agora é mais um trimestre e estou ansioso para começas as econometrias (minha razão de ter escolhido a UFRGS).  

Nenhum comentário: