Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O valor econômico de um professor de alta qualidade

Muito se discute sobre a importância da educação para a formação do indivíduo e suas recompensas individuais e coletivas para a formação de um país com maiores oportunidades e melhores condições de vida.

Dentro deste tema eu já vi várias discussões em relações a uma vasta gama de métodos que poderiam ser aplicados para desenvolver o melhor potencial dos alunos, mas nunca tinha visto um trabalho que buscasse mensurar o valor que um bom professor teria na formação dos alunos.

Estudar em um lugar onde os professores são mais bem preparados para ensinar faz muita diferença e estudar com professores de alto nível faz muita diferença na hora do aluno entrar no mercado de trabalho, afora as externalidades envolvidas...

Pois bem, passando pelo blog do professor Mankiw, vi uma referência de um estudo sobre o assunto no NBER (National Bureau of Economic Research) com o título "The Economic Value of Higher Teacher Quality" do autor Eric A. Hanushek.

Veja o resumo,

"Most analyses of teacher quality end without any assessment of the economic value of altered teacher quality. This paper combines information about teacher effectiveness with the economic impact of higher achievement. It begins with an overview of what is known about the relationship between teacher quality and student achievement. This provides the basis for consideration of the derived demand for teachers that comes from their impact on economic outcomes. Alternative valuation methods are based on the impact of increased achievement on individual earnings and on the impact of low teacher effectiveness on economic growth through aggregate achievement. A teacher one standard deviation above the mean effectiveness annually generates marginal gains of over $400,000 in present value of student future earnings with a class size of 20 and proportionately higher with larger class sizes. Alternatively, replacing the bottom 5-8 percent of teachers with average teachers could move the U.S. near the top of international math and science rankings with a present value of $100 trillion."

Nenhum comentário: