Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Comentários sobre crescimento potencial

Num outro post eu descrevi o crescimento do IBC-Br, trazendo com ele a discussão sobre crescimento potencial. Uma maneira de saber se o produto está crescendo acima do seu potencial (gerando pressões inflacionárias) é usar ferramentas estatísticas que estimem o nível do produto através da série histórica.  

Um estimador do produto potencial amplamente utilizado é o filtro de Hodrick-Prescott, mais conhecido como filtro HP. O filtro HP é muito utilizado para obter tendências não-lineares em séries históricas de caráter temporal. Veja abaixo o gráfico da estimativa feita da tendência do IBC-Br utilizando o filtro HP: 


Fazendo a estimativa pelo filtro HP, verifica-se que o IBC-Br observado está abaixo do potencial (142,81 estimados contra 140,60 observados para dezembro de 2010) e nos levando a concluir que a atividade econômica está crescendo abaixo do potencial (1,54% abaixo do potencial). Isto seria verdade para o Brasil no ano de 2010?

Considerações sobre o produto potencial envolvem muita coisa além do que uma série pode demonstrar. Pela série dessazonalizada do IBC-Br que é um bom indicador de atividade econômica recentemente desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, vemos que a economia está crescendo em um ritmo menor do que deveria, mas olhando o cenário nacional não é essa a impressão que fica.

O ano de 2010 fechou com alta considerável em praticamente todos os índices de preços e o IPCA que é o índice oficial do regime de metas de inflação fechou o ano de 2010 com alta de 5,91%, o que é alto se comparado aos anos anteriores. Isto leva a crer que o crescimento está acima do potencial, gerando pressões inflacionárias para a economia brasileira.

Em Economia, olhar uma única série para tirar conclusões sobre a economia em geral pode ser perigoso. É mais prudente acompanhar o noticiário e principalmente saber sobre outros índices importantes para não correr o risco de errar feio numa análise econômica. 

Dentre os indicadores de atividade econômica que melhor sintetiza se estamos crescendo com ou sem pressões inflacionárias em minha opinião é o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), mas considero este indicador importante como um item complementar para análise já que ele não indica o nível de atividade econômica e sim o quanto a indústria está produzindo na comparação com máximo (estimado) que poderia produzir.

Vou fechar toda esta análise sem levar em consideração as importações e a taxa câmbio que poderiam amenizar os efeitos inflacionários, mas aí ia ser um post muito extenso... 

Nenhum comentário: