Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Fim de férias em Araçuaí

Final de férias em Araçuaí! Que frase mais querida e melancólica ao mesmo tempo. Querida porque sempre é bom estar presente na minha cidade natal e poder rever minha família, amigos e fazer novas amizades também (por que não). Melancólica por ter que deixar tudo isso para trás e seguir meu destino novamente. Mas eu não reclamo, prefiro estar na situação que me encontro entre escolher ou não ficar do que ser obrigado a ficar ou a sair.

Estas férias foram muitos especiais pra mim. Foram diversos reencontros como a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos que há muitos anos eu não participava, poder participar das comemorações dos 25 anos do Coral Nossa Senhora do Rosário que acompanhei por algum tempo enquanto era menino, voltar a lugares onde frequentei enquanto criança e encontrar com pessoas tão simples e receptivas com a gente, dançar o verdadeiro forró "da roça" e participar das festividades de final de ano com a minha família.

Estes meses passados em Araçuaí serviu para muita coisa. Pude finalmente sair mais e tentar me soltar e conhecer muitas pessoas diferentes do que estou acostumado. Dialogar naquele nível não foi fácil para alguém tão "nerd" como eu me tornei, mas foi proveitoso e apreciei bastante a situação. Cometi alguns abusos em relação ao meu modo de ser e vi que não adianta forçar algumas situações porque sempre vai dar errado comigo: não sou daquele tipo 'descolado' de ser e vou reconhecendo o terreno aos poucos. Uma ótima lição: não mude o que está bom e dando certo!

Conheci novos lugares, reconheci os velhos, assisti novos filmes, li novos livros, fiz novas conquistas e muitas outras coisas legais. É claro que nem tudo foi um mar de rosas e as turbulências fizeram parte e em um momento muito ruim. Achei mesmo que não ia superá-los e saí ferido e com algumas cicatrizes profundas. Faz parte! Agora é fazer as malas, levar as coisas boas e aprender com as ruins para continuar aperfeiçoando como pessoa. Sinto que Araçuaí vai ficar por um período um pouco maior como lembrança porque tenho planos de conhecer lugares totalmente novos e expandir um pouco minha fronteira de conhecimento. 

Voltar para a terra natal é sempre bom, mas há muito neste mundo para descobrir e nas próximas férias eu espero começar a explorá-lo um pouco mais. Vou sentir muito a falta de algumas pessoas, mas não se ganha nada sem abdicar de outra. É o famoso princípio da Ciência Econômica "As pessoas enfrentam tradeoffs". O que isto significa? Bom, isto significa que as pessoas enfrentam situações em que fazer uma escolha significa que você está abdicando de outra, não dá para escolher ambas. É este o processo decisório que enfrentamos frequentemente em nossas vidas...

Bom, agora que foi feita as malas vou partir para Belo Horizonte e fazer uma breve despedida por lá. Depois disso vou seguir para o meu novo destino que fica para um outro post. 

Como música tema de viagens eu gosto deste trecho de Ave Cantadeira do cantor Paulinho Pedra Azul:

"E lá vou eu nesta estrada
 Desafiando o coração
 Seguindo em prosa ou canção
 Feito uma ave cantadeira..."

Nenhum comentário: