Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

A cobrança pelo uso da água como instrumento econômico na política ambiental

Hoje vim aqui no blog para postar sobre uma palestra no PPGE da UFRGS que valeu a pena em alguns aspectos.  

Primeiro, como o tema indica, tem a questão envolvendo política pública sobre um recurso que não pode ser tratado como um bem qualquer na economia, pois sua escassez (em nível crítico) leva a sérios problemas, e não são só os ambientais.

Outra parte interessante da palestra foi a discussão econômica que se teve em relação a como fazer com que os indivíduos usem a água de maneira ótima (no sentido econômico). Para isto foi feita uma discussão em cima da teoria econômica neoclássica que envolvem políticas públicas.

As discussões passaram em torno dos efeitos externos de cada atividade sobre o uso da água, determinação do consumo ambiental ideal, eficiência econômica, eficácia de cada uma das políticas e o que agregou mais na minha cabeça que foi como se faz para chegar ao consumo ideal da água através da escolha de um preço que maximiza o bem-estar mediante um ajuste entre a procura e a oferta.

Esse tal preço foi chamado de "água virtual" e nada mais é do que o preço que levaria ao uso ideal da água por todas os tipos de consumidores que a usem. É importante frisar que o preço pode ser único (mesmo assim alcançando o consumo planejado) ou variável (dependendo a elasticidade da demanda de cada consumidor ou da necessidade de seu uso). 

Determinar este preço e avaliar seus impactos para o consumidor e na economia como um todo é algo que aprendi este trimestre numa disciplina de Teoria Microeconômica através de aulas e da leitura de um artigo do Neary & Roberts sobre racionamento e determinação do preço virtual.

Então, para quem gosta de debates sobre o uso racional da água, economia ambiental, economia pública ou simplesmente é um estudioso que se preocupa com questões ambientais, vale a pena dar uma olhada no livro. O autor disponibilizou ele em pdf para download em sua página e o link está disponível aqui.

Nenhum comentário: