Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Primeira palestra internacional

No dia 8 de abril (última sexta-feira) tive o prazer de participar de minha primeira palestra internacional. E nada melhor do que uma palestra com um dos economistas mais influentes atualmente e que tem como campo de pesquisa a Economia da Cultura, algo que eu gosto muito, como sugere o título do blog.

Acho que economia e cultura tem tudo a ver, uma influencia a outra (e a outra influencia o um, como diria alguns "iletrados"), fazendo com que a sociedade seja determinada pelas inter-relações econômicas e culturais. Analisar como o ambiente econômico determina a cultura de um local não é tarefa fácil e o contrário (analisar como a cultura de um lugar afeta seu desempenho econômico) torna-se uma tarefa ainda mais difícil e dispendiosa. 

O economista Tyler Cowen tenta estabelecer como estas inter-relações contribuem para o desempenho econômico dos países em geral em diversas pesquisas e muitos de seus pensamentos estão contidos no blog Marginal Revolution escrito por ele. É um dos blogs que acompanho e foi muito bom ter presenciado e debate que se deu sobre as causas do recente crescimento econômico brasileiro e dos demais países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China) explicado sob seu ponto de vista. A palestra foi muito enriquecedora e aí vai um pouco dos dados da palestra:  


Seminário de Pesquisa I

Palestra: Globalization, Markets and Culture

Palestrante: Tyler Cowen (George Mason University)

Data: 8 de abril de 2011

Local: Sala 31A – 3º andar – FCE/PPGE – Economia Aplicada

Sobre Tyler Cowen:

Tyler Cowen (nascido em 21 de Janeiro de 1962) é um economista estadunidense, acadêmico e escritor. Ele ocupa a cátedra Holbert C. Harris de Economia na George Mason University e é coautor, com Alex Tabarrok do popular blog Marginal Revolution. Atualmente ele escreve a coluna "Economic Scene" (Cenário Econômico) para o jornal New York Times e escreve para as revistas The New Republic e The Wilson Quarterly. Em fevereiro de 2011, Cowen foi nomeado pela The Economist como um dos mais influentes economistas da última década.

O interesse principal de Cowen é a economia da cultura. Ele escreveu livros sobre a fama (What Price Fame?), arte (In Praise of Commercial Culture) e comércio cultural (Creative Destruction: How Globalization is Changing the World's Cultures). Em Markets and Cultural Voices, ele relata como a globalização está mudando o mundo de três pintores mexicanos. Cowen argumenta que o livre mercado muda a cultura para melhor, deixando-os envolver em algo que as pessoas desejam. Outros livros são: Public Goods and Market Failures, The Theory of Market Failure, Explorations in the New Monetary Economics, Risk and Business Cycles, Economic Welfare, e New Theories of Market Failure. 

Veja mais no Wikipedia em english e português.

Tyler Cowen's Web Page at GMU
Tyler Cowen's Vita at GMU
An interview with Tyler Cowen on The Marketplace of Ideas

Nenhum comentário: