Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

quarta-feira, 17 de março de 2010

FECAJE realiza reforma de adequação da estação ferroviária de Araçuaí para abrigar se acervo







A Federação das Entidades Culturais do Vale do Jequitinhonha – FECAJE está realizando uma reforma de adequação da antiga estação ferroviária de Araçuaí com o objetivo de adequar o espaço para abrigar todo o acervo da entidade.

Este já foi um dos prédios mais importantes e movimentados da cidade. Era aqui onde as pessoas se encontravam, viajavam e comercializava suas mercadorias. Agora, a estação ferroviária de Araçuaí terá uma função tão importante quanto aquela de idos atrás. Ela vai abrigar a história de luta, resistência e arte de dezenas de grupos culturais da região. Para isso, o prédio esta passando por uma reforma de adequação gradual que possibilitará esta finalidade.
A FECAJE responsável pelo espaço completou 30 anos de fundação em 2009. Sua principal função nos dias atuais é organizar o FESTIVALE que ocorre de forma itinerante, todos os anos, numa das cidades da região.

A FECAJE é a grande guardiã de uma rica história. A entidade possui diversos materiais gráficos como cartazes e folders de todos os FESTIVALES já realizados. Nos arquivos da entidade é possível encontrar raridades como os exemplares do jornal gerais que foi um dos propulsores da organização das entidades culturais do vale, e, também, do FESTIVALE ainda na época da ditadura.

A reforma de adequação vai possibilitar o acesso da população e, também, de estudantes, estudiosos e cientistas ao acervo da entidade. Isso ainda não é possível por falta de um espaço adequado.
Um dos grandes patrimônios do Vale do Jequitinhonha é a sua cultura. A região ainda não dispõe de locais adequados para abrigar a história e a arte de inúmeros grupos culturais. A adequação da estação ferroviária de Araçuaí para esta finalidade vem preencher esta lacuna e ajudar na preservação da memória do nosso povo.


Fonte: TV Araçuaí



Vem coisa boa por aí... Lembro bem que este lugar já foi palco de muitas oficinas legais do qual eu participei e aprendi muito. Tinha desde brincadeiras regionais, oficinas que aprendíamos a fazer diversos brinquedos, capoiera e vi algumas apresentações de músicos locais. Vai ser bom utilizar este espaço como museu, afinal ainda temos muita história pra contar...

Nenhum comentário: