Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

quinta-feira, 18 de março de 2010

A Música do Jequitinhonha

Pesquisando sobre umas músicas que sempre marcaram meu período de morador do Calhau (Araçuaí), eu me deparei com um trabalho extremamente importante projeto do Viva o Vale! – Programa de Desenvolvimento Sociocultural do Vale do Jequitinhonha.


Numa iniciativa da Avon no Brasil e desenvolvido pelo compositor e cantor Rubinho do Vale, foi reunido uma coletânea de seis CD's com o intuito de registrar a arte de diversos cantadores de grupos de folias do Vale do Jequitinhonha e de outras manifestações musicais da região que é uma das que mais preserva sua cultura no país. Como está escrito na página oficial de Rubinho Vale, "Eternizar a música é prolongar indefinidamente a nossa cultura guardando para as gerações futuras um retrato de nossa sociedade, ultrapassando o tempo e o espaço.

É exatamente esse pensamento que norteia a coletânea A Música do Jequitinhonha, que através de uma série de seis CDs registra a arte de diversos cantadores e grupos/corais populares Vale do Jequitinhonha, que é um dos maiores pólos irradiadores de cultura popular no Brasil".

Entre os seis CDs estão:
1 - Rubinho do Vale – Vida, Verso e Viola. Neste CD Rubinho do Vale canta e conta a sua trajetória, desde a infância na pequena cidade de Rubim até conquistar os palcos do Brasil.
2 - Rubinho do Vale – Forró. Neste CD, o cantor presta uma homenagem ao lado festivo e alegre da música do nordeste de Minas.
3 - Queremos Navegar do Coral Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Araçuaí.
4 - Cantigas do Vale, uma homenagem ao grande trovador de Jordânia, Geovane Figueiredo.
5 - Pinaco – Um Trovador de Rubim, registro de um dos maiores patrimônios culturais imateriais da cidade de Rubim.
6 - Frei Chico, Lira Marques, Dona Generosa e Corais de Araçuaí. O disco é um documentário, um registro singelo da música do Jequitinhonha, com participação especial de Dona Generosa, dos Corais Trovadores do Vale, Nossa Senhora do Rosário, Coral do Arraial dos Crioulos de Araçuaí e do Araras Grandes (meu CD preferido).

Quem quiser conhecer mais, não deixe de visitar a página do Rubinho do Vale aqui e do Canta Minas aqui.

Nenhum comentário: