Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Apresentação da Monografia

Apresentei minha monografia nesta última quarta-feira. Estava ansioso, poderia dizer até nervoso com toda a situação que estava envolvendo esta apresentação. Era o meu último recado a deixar antes de me tornar graduado em Economia (Ciências Econômicas para ser exato).

Não poderia deixar uma má impressão, tinha que encerrar com honra meu curso. Por maiores que tenham sido minhas deficiências em períodos para lá de difíceis como ocorreu antes da conclusão (que deveria ter terminado com uma maior antecedência), eu tinha que mostrar as qualidades que apresentei durante todo o curso.

Meu tema, como foi exposto em outro post era mesmo desafiador. Tinha uma literatura complicada e pouco divulgada aqui no Brasil. Eram muitos pressupostos e encontrar os dados necessários para a conclusão do modelo escolhido foi um desafio e tanto.

Mas depois de conseguir concluir mais este desafio, era chegada a hora de fazer minha defesa. A minha banca era composta pelos professores Coutinho e Paulo Pacheco, além do meu orientador Shikida.

Comecei a apresentação bem, fui expondo o problema a ser respondido, qual o referencial consultado na literatura e a escolha do método de análise da monografia. Chegando na hora de explicar o modelo eu dei uma titubeada em algumas variáveis, mas me redimi um pouco mais na frente.

Apresentei os resultados um pouco mais claramente, mas tive dificuldade em passar como foi escolhida uma variável importante na comparação dos resultados. Neste caso deve ter faltado uma outra consulta ao texto base antes da apresentação. Entretanto, apesar do resultado ser inconclusivo, o importante é que conseguir passar o meu recado.

Na hora das considerações da banca examinadora, chamaram minha atenção em alguns aspectos da minha monografia e passaram algumas recomendações na forma de escrever um trabalho acadêmico e algumas outras pequenas observações.

Na hora de receber as críticas ao modelo, talvez tenha sido a hora que mais pequei. Algumas observações feitas não procediam e nessa hora eu esqueci que o meu papel era defender o que foi feito e não só escutar críticas e recomendações. Tudo bem, a lição aprendida! 

No final, como é de praxe numa banca de monografia, fui convidado com minha platéia (o Renato) a retirar para saber qual era a decisão. Fui aprovado! Agora sim, podia respirar e dizer que concluir minha graduação. Outro desafio está por vir, mas esta é uma outra história...

Nenhum comentário: