Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Último dia de aula no Ibmec/MG

Bem, hoje foi o meu último dia de aula no curso de Ciências Econômicas do Ibmec de Minas Gerais. Não foi necessariamente a última aula como matriculado porque já tinha feito a disciplina de Economia Monetária do professor Ernani Teixeira no ano passado para adiantar um pouco mais o meu curso.

Fazia um bom tempo que não via a minha turma e muito menos assistir a alguma aula com eles. Vi logo de primeira a Camila apresentado, o Bernardo e a Júlia numa ponta, o João que na verdade foi realojado na sala depois de fazer um intercâmbio na França sentado no meio e a Letícia mais a frente mascando chiclete e assistindo as apresentações. Como cheguei e fiquei do lado de fora, alguns saíram para me cumprimentar, saber como eu estava e alertar sobre minha monografia. Como vi que já começara a avacalhar a apresentação eu resolvi entrar e assisti, afinal o Ernani já me conhecia e sabia que não iria prejudicar as apresentações. 

Não cheguei a ver a apresentação do Felipão, o vi chegando depois e nem sabia que ele tinha apresentado. O Daniel como sempre chegou atrasado e daquele jeito dele de sempre. Deu para perceber que as coisas não mudaram muito mesmo, só ficamos mais velhos. Quanto as apresentações, não farei muitos comentários, foram todos da forma como eu esperava e o destaque um pouco maluco ficou por conta do nosso colega João que exibiu um vídeo do Youtube apresentando as divergências entre as teorias econômicas de Hayek e Keynes num Rap muito engraçado mais de conteúdo [veja o vídeo aqui]. O professor também deu os parabéns ao Daniel pelo Power Point produzido e fez uma piadinha que ele se dava melhor com o Power Point do que com Economia.

Foi muito bom poder rever todo mundo e vê-los apresentado seus respectivos trabalhos sobre Economia Monetária. Deu aquele ar de está tudo quase terminando... Estou quase lá, mas tenho muito trabalho a fazer para terminar na raça minha monografia e entregá-la até sexta-feira desta semana. São sensações de alívio misturado com a ansiedade da apresentação de uma monografia.

Bom, o que eu quero deixar registrado aqui é que este é um dos últimos momentos antes de me tornar um Economista graduado. Rever colegas, relembrar momentos, pensar em tudo que passamos juntos e ver no final quem sobreviveu a um dos cursos mais difíceis de concluir. Veio lembranças dos colegas que ficaram para trás, podendo formar em outra oportunidade, colegas que desistiram do curso e nós, os sobreviventes ilesos de matérias como Cálculo I, Cálculo II, Sistema de Informações, Teoria dos Preços, Econometria I, Processos Dinâmicos, Competição Imperfeita e Teoria dos Jogos e Economia Internacional, só para citar as matérias tidas como pesadelos dos alunos ao entrar no curso.

Na bem da verdade, quem começou mesmo como meus colegas do início ao fim foi o Felipe, a Júlia e a Camila. Os outros foram agregados por diferentes situações e o Marcinho foi estudar fora e não poderá formar nessa turma. Ele seria um dos que foram do princípio ao fim como meu colega de faculdade.
Para terminar, um viva especial para os meus colegas formandos e para mim. Foi terrivelmente difícil passar todos estes anos estudando. Sempre que chegavam as épocas de provas e trabalhos eu me perguntava  sobre a razão de escolher um curso tão sofrido, mas a sensação de saber que havia conseguido passar por tudo aquilo era para poucos foi maravilhosa. Um curso superior de qualidade tem que ser assim como o que eu fiz, puxado e com conteúdo. Tenho a plena consciência de que fiz um ótimo curso no decorrer destes anos e agradeço a oportunidade de poder estar concluindo. Que venha a banca de monografia!


3 comentários:

Pedro H. C. Sant'Anna disse...

cara, quero te dar os parabéns!! E saiba que pode ocntar com agente para o que precisar! Também posso falar que tive a honra de ser da mesma turma que você em poucas matérias, e de ter trabalhado contigo no Nepom!

Uma pessoa batalhadora, esforçada, e com metas, como você, só pode ter um futuro promissor!

Um abraço!
Pedro

Éverton disse...

Muito obrigado pelos parabéns cara!
Nem precisa dizer que o prazer foi o meu de poder ter sido seu colega de aula e de Nepom também. Você é lembrado até hoje aqui no Ibmec.
E quanto a ajuda, sempre que precisei você me ajudou, mas agora as coisas ficaram mais difíceis... Mas como você escreveu, pelo menos persistente eu sou e vou merecer minha volta por cima.

Abraços e bom Doutorado (mesmo sabendo que ainda está no mestrado)
Éverton

Anônimo disse...

Emocionante poder ter a oportunidade de estar "próxima" num momento tão especial de sua vida, final de um ciclo, começo de outro...
Luta e muito esforço aliados à uma incrível determinação começará agora a se reverter em frutos muito merecidos.
Sua monografia será simplesmente irretocável.

Parabéns e toda sorte do mundo!

Ana Sofia

P