Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mundo dos concurseiros: Determinando o preço de equilíbrio

Não sei se eu escrevi, mas ando passando estes meus intermináveis dias estudando para uma prova que vem se aproximando cada vez mais. O lugar que eu escolhi para estudar é uma biblioteca espaçosa, funciona 24 horas e sem burocracia para entrar, ao contrário de muitas bibliotecas públicas que eu já visitei.


Como a biblioteca oferece um ótimo espaço e está localizada na região central de Belo Horizonte, muita gente que não estuda na faculdade (que também é um colégio) são atraídos para lá. Os tipos mais comuns que se encontram são os concurseiros e os vestibulandos, além dos aleatórios como eu.

Vejo lá uma atmosfera bacana para quem gosta de estudar e quer um estímulo para estudar bastante. O pessoal chega bem cedo e muitos (como eu) só saem de lá no começo ou no fim da noite. Isto vale mais para o pessoal que está fazendo concurso porque deve estar mais perto e o pessoal que fica é de idade mais avançada para ser vestibulando.

Creio que o pessoal deve estar se preparando para o concurso público do Ministério Público. Este concurso parece ser o mais visado do ano em termo de oportunidade de carreira e salários. É palpite, mas a quantidade de livro de direito que eu vi o tema que ouço deles discutindo às vezes sinaliza isso.

Bom, num destes dias de estudos, cheguei cedo como quase sempre e deparei com uns rabiscos na mesa  que eu sentei e passei a olhar muito curioso uma "relação" escrita por alguém que sentara ali (eu não rabisco mesas). No clima de decoreba pura, vi uma relação de equilíbrio de oferta e demanda e como conheço bem esta relação (foram anos estudando e ainda estudo), pus-me a rir da engenhosa invenção do 'mundo dos concurseiros'.

Queria ter tirado uma foto na mesa na hora de qualquer jeito, mas esta sem qualquer aparato que pudesse me ajudar. Prometi levar algo no outro dia, mas chegando lá estava tudo rabiscado por outra pessoa (infeliz) e resolvi transcrever fielmente numa folha o que eu vi.



Não sei se interpretei bem, mas o cifrão deve ser o tal preço de equilíbrio entre oferta e demanda. Vi como é boba, mas para fins de concurso, deve servir bem. Relacionar oferta e demanda (procura) como uma divisão é forçar a barra, porém abstraindo de outros problemas que para eles não importa, serve bastante.

Num modelo simples de oferta e demanda não dá para refutar o que ele escreveu. $ (preço) = Procura/Oferta. Se a oferta está maior que a procura, o preço tende a cair, do contrário, onde a procura está maior que a oferta, o preço tende a subir.

Puxa! Olha só, colocaram um modelo básico, mas fundamental em Economia, no bolso. Se meu professor da microeconomia básica chegasse de cara com esta relação eu entenderia bem mais rápido hehe (tomara que nenhum leia).



2 comentários:

Anônimo disse...

Qual a biblioteca no centro de BH que você estuda?

Éverton disse...

Estudava na biblioteca da Izabela Hendrix. Funcionava 24 horas quando eu morava em BH, mas não sei se continua assim...
Já tem uns 3 anos que mudei de BH.