Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

sábado, 6 de novembro de 2010

Festa de Nossa Senhora do Rosário em Araçuaí

Há exatamente três dias de volta à terra onde nasci, recebi ontem uma notícia ótima e que vai fazer com que eu reviva nestes próximos dois meses de estadia uma das tradições da minha cidade que eu mais sinto saudade e que há muito tempo não participo.

Ontem na conversa com minha então nova avó, ela me contou que vai haver neste domingo a Festa de Nossa Senhora do Rosário realizada ela Irmandade dos Homens Pretos de Araçuaí. Esta celebração ao mesmo tempo cultural e religiosa é uma das maiores formas de preservação identidade negra no município de Araçuaí.

Como é a festa? Bom para responder a esta questão eu prefiro agora passar um trecho da reportagem da TV Araçuaí sobre o evento,

"De acordo com a tradição, o rei e a rainha são buscados em casa, antes da missa. Vestidos à caráter, eles são conduzidos pelos tambozeiros do Rosário por diversas ruas da cidade. Durante o trajeto, o casal é acompanhado de perto pelos juízes, caixeiros, moças e capitães. Quando o cortejo chega à secular igreja do Rosário o casal recebe as saudações oficiais realizadas pelos alferes da espada, da bandeira, e do pontão. A missa festiva é o ponto alto da festa. A imagem preservada de nossa senhora do rosário vela a fé dos fiéis. Este ano, a cerimônia foi presidida pelo padre José Willian e concelebrada pelo padre franciscano Frei Chico, um dos grandes responsáveis pelo resgate e preservação da tradição no município de Araçuaí. Os fiéis e devotos de Nossa Senhora do Rosário participam ativamente da celebração, entoando os cantos tradicionais.
No dia do reinado todos, todos se emocionam com a beleza da celebração. Muitos consideram a festa do Rosário um dos eventos mais importantes para a preservação da cultura negra. "

Lembro-me muito bem da celebração na pequena Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a marcha que tinha em direção a festa, a própria festa em si e as saudações simbólicas realizadas durante o cortejo até a igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Apesar de ser carregado pela minha mãe e de alguma certa impaciência em alguns momentos, eu gostava muito de estar naquela festa e é um dos momentos que mais tenho saudade e não vou perder esta oportunidade que deve ser única de poder fazer parte novamente desta celebração que não é só à cultura negra, mas um exemplo de manutenção de valores de um povo que apesar da opressão, não se desfez sua cultura. Tanto é assim que na celebração existem pessoas de várias cores, culturas e talvez até religiões diferentes (esta parte eu não sei como é...).

Domingo, dia 7 de novembro de 2010, estarei de volta a um dos momentos mais importantes de minha infância e de toda a minha vida e espero poder voltar com um novo post aqui relatando como é maravilhoso poder fazer parte da Festa de Nossa Senhora do Rosário.

Alguns vídeos do evento em 2010:
Coroação do rei e da rainha do Rosário
Tambozeiros do Rosário
Saudação à rainha e ao rei do Rosário
Caminhada até o almoço
Quebra do pote de doce

Missa do Rosário

Nenhum comentário: