Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O atleta mais bem pago de todos os tempos

Depois de ler mais uma coluna nos diversos blogs esportivos que eu leio nas mídias especializadas em esportes, deparei no blog do Erich Beting com uma pesquisa interessante a respeito de qual seria o atleta mais bem pago da história.

Como um admirador das práticas esportivas e ainda com uma pitada de uma boa história econômica por dentro da matéria, fiquei curioso para descobrir quem seria o tal atleta mais bem pago de todos os tempos e como seria o método de mensuração para chegar a esta resposta.

Pois bem, minha imaginação não foi tão longe assim porque dos esportes antigos eu imaginei exatamente os praticados em Roma e na Grécia e dos esportes novos também acertei um dos principais atletas de comparação (Tiger Woods) da revista oficial que publicou a matéria.  

E para aqueles que chutariam atletas como Messi, Michael Schumacher, Michael Jordan, Tiger Woods, Roger Federer, Ben Roethlisberger, Phil Nickelson e outros atletas da atualidade erraram por muito, pois destes aí, o que ganhou a maior soma foi Tiger Woods que passou de 1 bilhão de dólares, mas longe da quantia ganha por Gaius Appuleius Diocles que foi de aproximadamente 15 bilhões a dólares atuais. 

No pequeno artigo original publicado pela revista Lamphans's Quartely, não consta o método que fez com que ele chegasse a esta conclusão e não procurei tão a fundo a ponto de saber se ele disponibilizou os meios que ele chegou a tal quantia e quais foram os períodos e os países analisados. 

Deve ter sido uma pesquisa muito interessante e difícil. Além do trabalho de estimar a quantia ganha pelos atletas em períodos longínquos, há o trabalho de trazer estes valores para uma moeda atual (ou vice-versa) e talvez descontar isto por um índice que medisse o poder de compra das duas moedas.

Não sei o grau de sofisticação da pesquisa feita pelo autor desta pesquisa, mas certamente não deve ser uma pesquisa mal feita, pois se trata de uma pesquisa de circulação mundial e que me causou uma boa impressão. 

Então, para quem gosta de esportes, história, economia e curiosidades em geral; esta é uma boa leitura e fico na expectativa para que haja mais publicações assim não só em blogs de conteúdo esportivo ou revistas de história, mas em outros meios de pesquisa e divulgação em geral para podermos conhecer um pouco da nossa história.

Acertar precisamente os valores ou outra coisa estudada como objeto de estudo em outras épocas da história humana é praticamente impossível, mas nada nos impede de obter uma boa estimativa se fizermos boas hipóteses sobre o assunto em questão. Aproveito para deixar meus parabéns ao pesquisador. Bom trabalho!  

Este achado é do pesquisador estadunidense Peter Struck, publicado na revista Lamphans's Quartely, adaptado pela revista brasileira História Viva até parar no blog do Erich Beting que tem um blog no Uol Esporte.


Fontes:
Blog do Erich Beting [link]
Revista História Viva [link]
Lamphans's Quarterly [link]

Um comentário:

Anônimo disse...

Tô sentindo que o blogueiro anda por outras paragens e abandonou esse cantinho tão gostoso.

Será que alguém se habilita a chamá-lo prá nos brindar com seus maravilhosos posts?


Beijo

Sofia