Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Relatos da Festa de Nossa Senhora do Rosário em Araçuaí

Domingo, dia 7 de novembro de 2010, aconteceu mais uma celebração da Irmandade dos Homens Pretos de Araçuaí, a conhecida Festa de Nossa Senhora do Rosário em homenagem a sua padroeira, a Senhora do Rosário.

Como coloquei em outro post, esta celebração foi um dos momentos mais marcantes que tive na infância. Gostava muito do cortejo, exibição e tudo o mais que envolvia a festa realizada em homenagem a padroeira. 

É claro que então, não conhecia o real significado daquilo tudo e hoje comparecendo mais uma vez a esta celebração, vi de uma maneira diferente toda a celebração que ocorrera no dia de hoje. A percepção ao fazer parte das festividades num período imaturo para um mais maduro mudou, mas nada que mudasse o brilho com que eu continuo enxergando a festa.

Para começar, primeiro fui observando que o público que acompanhava toda a celebração era bastante heterogêneo em tudo que se possa imaginar. Havia pessoas com traços negros, caucasianos, indígenas, crianças, jovens (um pouco reduzido devido as provas do ENEM), adultos, idosos e até estrangeiros que vieram e aproveitaram para conhecer as festividades.

A celebração, como acontece a mais de 30 anos, ficou por conta de Frei Chico e as músicas foram entoadas pelo Coral Trovadores do Vale que é um coral de habitantes do município. Fui acompanhando e registrando o máximo que eu pude durante todos os atos envolvidos na celebração e procurando entender o seu significado.

A parte da missa foi bem conduzida por Frei Chico e pelo padre José Paulino com vários momentos da celebração que vão ficar na memória como a coroação do rei e rainha do rosário e a história envolvida em torno da celebração da festa do Rosário.

Depois da missa veio a parte que muitos aguardavam que é uma espécie de saudação feita à rainha e ao rei deste ano. Na saída da igreja, o casal recebe saudações oficiais realizadas pelos alferes do pontão, da espada e da bandeira. Esta é uma das partes mais esperadas por turistas como eu no caso (turista em minha própria cidade) e muito bem executada pelos respectivos responsáveis.

Terminado a saudação, teve o cortejo até o lugar onde foi servido o almoço para os participantes do festejo. Durante a caminhada ou procissão, teve cânticos dos escravos negros trazidos da África entoada pelos tamboseiros do rosário e algumas exibições dos integrantes deste grupo até o local onde foi servido o almoço. 

Mas antes do almoço foi tempo de novamente voltar a minha infância. Uma das maiores lembranças que eu tenho era da parte quebra do pote de doces em que toda a criançada e eu disputávamos vigorosamente cada doce despejado no chão. Assim que vi uma pessoa com o pote na mão eu corri para poder rever este filme da minha vida, mas desta vez como espectador. É claro que eu não ia disputar doces com a criançada, até porque nem gosto muito de doces hoje.

Fiquei até a hora do almoço, apesar de não ter almoçado por lá. Fui observando cada detalhe do evento como se fosse o último (e provavelmente será nesta cidade) para guardar melhor agora cada detalhe desta festa de expressão religiosa, cultural e principalmente de orgulho de pertencer a um grupo mesmo tratado como inferior na época. Isto é válido até para os dias de hoje (não necessariamente no mesmo tema) em que alguns grupos são hostilizados e de certa forma perseguidos por diversos motivos fúteis.

As festividades da comunidade do rosário continuaram e eu não sabia. Lembrava somente da parte que participei hoje e descrevo neste blog. Talvez por ser muito novo eu não ficasse durante toda a festividade, até porque não conseguiria... O que importa é que todo o período que passei foi ótimo e revivi uma parte boa do meu passado.

Sinto-me hoje muito mais realizado por isto.


Alguns vídeos do evento em 2010:
Coroação do rei e da rainha
Tambozeiros do Rosário
Saudações ao rei e a rainha
Caminhada até o almoço
Quebra do pote de doce



Agradecimentos a Tarsila por ter me acompanhado!

Nenhum comentário: