Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Começa o 1º trimestre letivo no mestrado

Meu mestrado acadêmico em Economia Aplicada do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul começou ontem com um curso de nivelamento de Matemática (cálculo). Foi uma aula bastante rápida e expositiva sobre os principais tópicos matemáticos estudados no curso de Ciências Econômicas. Serve como crédito (1 no total), mas não é obrigatório participar e nem há uma prova como avaliação. São dadas listas de exercícios para os alunos irem se preparando para a disciplina de Economia Matemática I.

A previsão mínima de complemento do curso é de mestrado em Economia Aplicada é de 2 anos, sendo que o aluno tem que conseguir um mínimo de 34 créditos ao longo destes anos. O período letivo é trimestral, algo novo que vou ter que me acostumar. Tem-se no mínimo 2 disciplinas obrigatórias e 1 ou 2 eletivas de especialização que o aluno pode escolher.

Neste 1º trimestre eu já busquei algumas informações com um veterano sobre como é o curso, a cidade e outras coisas. Fiquei sabendo que posso fazer mais disciplina num trimestre do que o “recomendado” e ainda utilizar disciplinas de outros cursos dentro ou fora da faculdade, desde que seja aceito pela coordenação.

Este trimestre eu optei pela parcimônia e resolvi fazer o número de disciplinas “recomendado” pela coordenação e além do curso de nivelamento de matemática, estou matriculado em 2 disciplinas obrigatórias e 1 eletiva.

Como disciplinas obrigatórias eu vou ter Teoria Microeconômica I com o professor Marcelo Portugal de quem obtive ótimas referências e Economia Matemática I com Fabrício Tourrucoo, perfazendo um total de 7 créditos (3 e 4 créditos respectivamente). Como eletiva eu escolhi Estatística (Aplicada à Economia) do professor Flávio Ziegelmann que vale 3 créditos. Logo, neste trimestre eu estou fazendo um total de 11 créditos se aprovado em todas as disciplinas.

A disciplina de Micro I aborda os tópicos de Teoria do Consumidor, Teoria da Firma, Equilíbrio Geral e Economia do bem-estar. Espero aproveitar muito bem esta disciplina e pelo que vejo o professor é de boa qualidade. Microeconomia foi basicamente o meu destaque no exame ANPEC 2011 e graças a ela eu consegui uma boa classificação, além de ter estudado bem esta parte na minha graduação do Ibmec. Mas agora é mestrado e é bom abrir o olho e partir para um estudo bem mais forte do que eu tive até agora para me sair bem nesta disciplina.

Economia Matemática I talvez seja o meu maior empecilho neste 1º trimestre. Apesar de ter estudado novamente para o exame da ANPEC, faz-se um tempo maior que não mexo com matemática pura e meu ensino de base não foi tão bom nesta parte. Acho que terei que meter a cara com mais afinco nesta disciplina para conseguir se aprovado com um bom conceito. Espero também que o professor seja bastante didático e paciente porque devo importuná-lo muito com dúvidas em listas de exercícios hehe.

A disciplina de Estatística (aplicada à Economia) foi a eletiva escolhida por mim. Esta disciplina aborda os mais variados temas relacionados à estatística com aplicações na Ciência Econômicas. Escolhi esta disciplina por gostar muito de estatística e de sua relação com a economia e vai ser uma boa oportunidade de aprimorar meu instrumental estatístico que deve servir muito ao longo não só da minha vida acadêmica, mas creio que profissionalmente também. Tive boas referências desta matéria e é um dos temas onde posso chegar a me especializar (mais especificamente, Econometria).

Por fim, é chegada a hora de dar mais um passo na minha carreira acadêmica e está chegando a hora de afastar-me um pouco mais das atividades extra-classe para poder aprofundar mais nos estudos. Este blog faz parte destas “atividades extracurriculares” que pretendo dar uma parada brusca daqui uns dias. Vou passar a me comunicar de outra maneira, mas isto é assunto para outro post...

Nenhum comentário: