Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Porto Alegre, primeiras impressões

Quem acompanha este blog ou faz parte da minha vida sabe que viajei de avião no dia 2 de março para a cidade de Porto Alegre com o intuito de alcançar o título de mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Foi minha primeira viagem de avião e confesso que tive um medo inicial, mas a medida que o tempo foi passando eu fui me tranqüilizando cada vez mais. A partida ocorreu perto das 22 horas e a única parte que me deu aquele friozinho na barriga foi na decolagem. A viagem até que foi bastante tranqüila e rápida, cheguei a POA às 00h05min segundo a aeromoça (acho que foi).

Por desconhecer a capital gaúcha, tive que ficar esperando amanhecer no aeroporto para poder procurar um local de forma mais segura. Não foi uma experiência muito boa, pois ao contrário do que eu imaginava, não havia muito coisa para passar o tempo.

Agora vem a parte de que todos me perguntam quando liguei de Porto Alegre. Como é a cidade? Está fazendo muito frio? Conheceu gente nova? Está gostando? e etc., etc., etc.

Neste pouco tempo que estou em POA não deu para conhecer a cidade totalmente, mas a região central que é onde vou estudar eu conheci bastante. Lembro-me de uma conversa com um pai de um amigo meu (ex-colega) a respeito da cidade e não foi muito longe do que ele disse. Porto Alegre é uma capital com “ares de interior”, seu centro contém vários prédios de construções antigas (é uma cidade mais velha), tem vários parques florestados e muitas praças espalhadas e como lado negativo eu apontaria as proximidades da rodoviária que me parece meio sujo, abandonado e perigoso.

A pergunta vinda principalmente dos araçuaienses é se estou sofrendo muito com o frio. Era o que eu imaginava ao vir para esta cidade também, mas até agora eu estou sofrendo mesmo é com o calor e com a falta de chuva que deixa o ar muito seco. Explico sempre que ainda estamos no verão e fui alertado que em POA fazia muito calor também, mas parece que as coisas estão mudando e já há certa mudança de clima no ar... Acalmem-se, não vai demorar muito para eu congelar por aqui e telefonar atônito sobre o clima hehe.

Sobre conhecer gente nova ainda não tive muitas oportunidades. Primeiro porque não sou tão expansivo e encarei um feriadão prolongado de carnaval que deve ter levado uns 70% dos habitantes da cidade da capital gaúcha rumo ao interior ou outros estados (principalmente as pessoas mais jovens). Troquei idéias com alguns transeuntes, mas foi só isso: acabada a conversa, foi cada um para o seu canto. A hora boa de conhecer novas pessoas e ter novas amizades será no início das aulas mesmo.

A última das perguntas é se estou gostando. É complicado dizer agora, foram muitas turbulências iniciais devido ao total desconhecimento da cidade e ao mesmo tempo o fascínio por estar descobrindo coisas novas ficam lado a lado. Acho que com o tempo estas duas coisas vão acabar e o que posso contar é que ainda tenho muitas expectativas agradáveis no que diz respeito a morar em Porto Alegre e acho que dificilmente serei desapontado. 

Rodei, rodei e não respondi a última pergunta? Quem sabe daqui a 1 ano ou 2 eu terei uma opinião formada. Hoje ainda vivo de expectativas e tenho muito o que desvendar nesta nova cidade e neste novo estado.

Nenhum comentário: