Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

terça-feira, 15 de março de 2011

Ensino superior público x privado: prós e contras

Acabei de comprovar alguns prós e contras de estar numa instituição particular ou pública. Na particular o atendimento é muito mais pessoal e os assuntos que precisam ser resolvidos são de forma mais eficiente. Na rede pública, parece que a “garantia” do emprego deixa os funcionários são um pouco mais “ranzinza” no atendimento aos alunos e a demora em resolver os problemas é maior.

Creio que deve ser aquele velho problema dos incentivos certos na hora de atender os alunos. Também há problemas em relação ao uso do espaço (lugares amontoados num instante e vazio em outros), os materiais tecnológicos das instituições públicas são mais defasados em relação à particular e achei um absurdo uma instituição de ensino não funcionar aos sábados. Vão fazer muita falta estes dias...

Os ganhos de se estudar numa instituição de ensino público também são muito bons no meu caso. Como ainda não só lá bom de grana, dependo de alguns “subsídios” básicos para ir poder sobrevivendo melhor e estudar com maior tranqüilidade. É pesado ficar fazendo ajuste de gastos a toda hora e isto desvia a atenção do foco principal que é os estudos; um mal e tanto enfrentado por muitos alunos.

Em universidades públicas, há diversas políticas de apoio a este tipo de estudante como moradia universitária, restaurantes universitários, assistência jurídica e de saúde e outros mais. Estas políticas tiveram um bom peso na hora de escolher uma instituição pública para o mestrado, pois posso ter além da bolsa de estudos que há nas duas (pública e privada); serviços de essenciais de alimentação e moradia que devem ajudar muito no meu rendimento.

Então, se aquele que tem um "bom poder aquisitivo" (isto é relativo ao custo de vida do lugar) enfrenta alguns tradeoffs importantes na hora de escolher entre uma instituição de ensino pública e particular, para aqueles que não são tão bons assim o problema é um pouco maior. Uma das razões fortes que me fizeram trocar de idéia de estudar numa particular até mais bem conceituada pelo CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) por uma pública (também bem conceituada, mas menos) levou em conta alguns "benefícios extras" durante o mestrado.

Mas é isto. A vida é feita de escolhas, tome a sua e siga em frente que os dois caminhos vão dar certo se você tiver bastante empenho. 

Nenhum comentário: