Olá! Seja bem-vindo. Hoje é
.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Jequitinhonhês

Depois de algumas conversas com alguns colegas que já me perguntaram o significado de algumas palavras "novas" que eu soltei no ar, resolvi elaborar um post com algumas palavras regionais. Nosso vocabulário 'jequitinhonhês' é vasto e, principalmente na minha infância eu lembro que conversava de um jeito totalmente diferente do que falo hoje. Antes de entrar para a escola, entre as crianças a gente comunicava com o vocabulário dos nossos avós ou bisavós que por não serem totalmente alfabetizados, tinham um dialeto só deles.

Resolvi então desafiar os leitores que não façam parte de minha mesorregião à tentar decifrar algumas palavras típicas do lugar, mas desconhecida pelas bandas do sul. Algumas palavras eu creio ser comum em pequenos vilarejos do nordeste também, afinal já pertencemos a Bahia também.

Lembro-me de uma reportagem com uma senhora que contava 'causos' na cidade e na entrevista ela conversava de um jeito tão diferente aos demais que foi necessário colocar legenda na entrevista. Creio que foi um exagero, não é tão diferente assim também nossa maneira de falar e acho que a maior dificuldade na entrevista estava na maneira 'embolada' que ela falava. Ninguém consegue falar com a mesma destreza quando chega a velhice, ainda mais no estado que ela se encontrava. Se encontrar a entrevista eu coloco aqui, mas segue algumas palavrinhas aí que duvido que alguém que não seja de lá conheça todas:

- Alguém aí já soltou raia?
- Alguém aí, quando criança, já brincou de china?
- Alguém aí já chupou uma tamaracá?
- Alguém aí ribuça durante a noite?
- Alguém aí já pescou com caçota?
- Alguém aí adorava ficar de cocado?
- Alguém aí já se deliciou com as sementes do sequeitano?
- Alguém aí já fez alguns burriscos quando criança?
- Alguém aí já inrabou atrás de outra pessoa?
- Alguém aí já levou seu filho na cacunda?
- Alguém aí, como eu, foi uma criança malina?
- Alguém aí já brincou de pique-trisca?
- Alguém aí já apaixonou por uma chuparinha?
- Alguém aí já chupou um chupe-chupe?
- Alguém aí já comeu semente jiribibi para ficar mais forte?
- Alguém aí tem uma nica para emprestar?
- Alguém aí já viu um meleto?
- Alguém aí já correu de um batedor?
- Alguém aí conhece um pai de cobra?
- Alguém aí já pegou uma maria-mole?
- Alguém aí apertou a uma campainha e deu linha?
- Nisturinha te lembra alguma coisa?
- Quem tupia comigo na corrida?
- Alguém aí já "furou o olho" de outra pessoa? (esta frase aqui eu prefiro explicar logo porque parece que "furar o olho" pra gente tem um significado diferente. Ao escultar aquela famosa música do cantor Latino eu fiquei sabendo que o tal "fura olho" aqui é quem fica com a mulher alheia. Pois bem, para a gente isto não tem nada a ver porque o "fura olho" nosso é alguém que vende uma mercadoria por um preço muita acima do que ela valeria, enganando assim o comprador. Trair com a mulher do companheiro aqui tem outro nome: "cortar as pernas". Não me perguntem porque, "só sei que é assim". 

Existem outras palavras que assim que entrarem na minha memória eu aumento este post. Ou veja mais aquiaqui

Nenhum comentário: